Ter um site no qual, as suas principais páginas são sobre, home, contato e produtos, é o principal erro que você pode cometer. Na Internet, as pessoas buscam por informação, essa é a nova economia, o Google é o principal exemplo desse modelo de negócio.
Pare e pense, você paga alguma coisa para utilizar os diversos serviços que o Google oferece? São tantos produtos gratuitos de qualidade, é o serviço de e-mail do Gmail, é o Google Docs, Hangouts, a agenda, Blogger, Google Sites, o próprio buscador, etc, enfim, tantas opções úteis a nossa disposição, logo, como imaginar que uma empresa com esse modelo de negócio, seria uma das maiores do mundo?
O Google ganhou a confiança dos internautas, e em meio aos seus serviços gratuitos, introduziu os pagos, o sistema de anúncios Adwords é um exemplo, qualquer empresa seja ela micro ou não, sabe da importância de estar na primeira página do Google, seja para atrair clientes ou garantir presença forte na Internet. A publicidade com anúncios é a principal fonte de receita do Google.
Parece inacreditável, mas o modelo de negócio do Google foi todo baseado em construir uma reputação, focada em serviços e conteúdo gratuitos de qualidades, para posteriormente comercializar essa reputação para as empresas.
Então com base nisso, como podemos apenas construir um site que represente um cartão de visita? O segredo é: Criar conteúdo e informação de qualidade útil para as pessoas. E o melhor de tudo, é que o seu produto ou serviços pode se transformar em informação relevante para seus clientes, você apenas precisa conhecer 3 passos básicos.
PRATICANDO: Vamos pensar em empreendedoras que vendem lingeries pela Internet.
Passo 1 – O que eu vendo ou desejo vender: vendo lingerie, mas desejo vender sutiã sem bojo, modelo tradicional.
Passo 2 – Para quem se destina esse produto: vamos supor 3 exemplos:
- Mulheres com seios grandes;
- Mulheres que desejam conforto;
- Mulheres que estão amamentando;
Passo 3 -Transforme produto em informação: algumas ideias de assuntos que você pode escrever
- Seios grandes? Dor nas costas? Saiba como o sutiã sem bojo pode te ajudar,
- Deseja conforto na hora de dormir? Use sutiã sem bojo.
- Sutiã sem bojo, saiba qual é o melhor tecido para quem está amamentando.
E em meio ao conteúdo, você pode sugerir seus produtos, nesse momento você está construindo a sua reputação, ganhando credibilidade, a venda será o reflexo do seu relacionamento com o cliente.
Por: Tatiana Oliveira