Marketing Pessoal na Internet: você está cuidando dele?

*

*

Normalmente, quando falamos em marketing pessoal, estamos nos referindo a imagem que nós desejamos passar para as pessoas no mundo off-line. Estejam elas no nosso meio profissional ou no convívio pessoal. A nossa postura deve ser sempre a mesma, o que inclui se vestir de forma discreta e de acordo com a nossa personalidade, manter uma expressão corporal e verbal suave e clara para que seja possível transmitir serenidade e profissionalismo sem chamar atenção.

No entanto, atualmente, a expressão corporal pode ser vista em fotos como as postadas no Facebook ou no Instagram, a expressão verbal é facilmente identificada nas trocas de e-mail ou mensagens instantâneas, isto fez surgir uma nova abordagem para o marketing pessoal, o Marketing Pessoal na Internet.

*

 

Com a popularização do acesso à Internet, seja através de smartphone, tablets ou computadores, a primeira interação que temos com as pessoas ocorre através da Internet, mais precisamente, com o uso das redes sociais, o nosso Marketing Pessoal na Internet está sempre presente.

Muitos negócios e parcerias são formados através de interações nas mídias sociais, além disso, recrutadores de RH analisam o perfil na Internet dos candidatos a alguma vaga, como forma de identificar alguns traços psicológicos. Com base nisso, precisamos estar atentas a algumas dicas básicas que nos ajudarão a fortalecer a nossa presença digital sem prejudicar a nossa imagem e o nosso negócio.

*

*

*

Foto do perfil

Mesmo que você possua uma fanpage do seu negócio as pessoas desejaram saber sobre você e a melhor forma para isso é espiar o seu perfil pessoal. Nesse ponto, a dica é usar uma foto de perfil discreta, preferencialmente sem decotes e que o seu rosto possa ser totalmente visualizado. Pode-se utilizar fotos com filhos, marido, animais, amigos, fotos de eventos, congressos, palestras, apenas cuide o exagero nas roupas e maquiagem.

Fotos de álbuns

Aqui o critério segue o mesmo, não postar imagens que exponham “muito” a intimidade, por exemplo, fotos de pijamas e roupas íntimas. Use e abuse de fotos de viagens com amigos, família, passeios, restaurantes, etc. Tenha cuidado quando postar fotos de festas e bares, claro que, ser fotografada com uma bebidinha não tem problema, desde que, você não tenha exagerado nesse dia.

Texto e mensagens

Procure evitar discussões pessoais nas redes sociais, além disso, quando você manifestar a sua opinião sobre qualquer assunto, faça de forma saudável respeitando a opinião alheia. Se você for escrever um e-mail de negócios, não há necessidade de ser formal, apenas não utilize gírias.

Vídeos

Quando você gravar vídeos, seja para ensinar ou palestrar, falando sobre seu produto ou serviço, mesmo que seja na sua casa, escolha um ambiente agradável, não é necessário ser um ambiente sofisticado, pode ser na sua sala ou quarto, mas cuide para não gravar objetos pessoais e íntimos, além de móveis danificados.

Você, Você

Cuide para não falar demasiadamente sobre suas qualidades, isso pode transmitir uma imagem artificial, que você possui um superego. Da mesma forma, atente ao falar do seu produto ou serviço para não transmitir uma imagem de vendedora.

Meninas, essas são apenas algumas dicas que ajudarão vocês a manterem uma boa presença digital, no entanto, lembrem-se que nas redes sociais, antes de ser um empreendimento, o seu negócio é um canal de comunicação e interação com as pessoas, no qual sua empresa precisa se apresentar de forma humanizada. Em caso de dúvida, sempre confie no seu bom senso, tenho certeza que ele não falhará e não esqueça da regra de ouro: Menos é sempre mais!

Por: Tatiana Oliveira

Deixe um comentário