Depois que nosso site está funcional, surgem algumas dúvidas, como:
Meu site não tem visita, por quê?
Meu conteúdo é ótimo, mas ninguém acessa meu site, por quê?
Uma das maiores dificuldades que nós enfrentamos com negócios na Internet, estejam eles no começo ou já estruturados é saber se relacionar com o público. Muitas pessoas direcionam todo o relacionamento para as redes sociais, o que não está, de todo modo errado, a propósito esse é o real objetivo dos sites sociais.
Mas em se tratando de negócios digitais, você precisa se relacionar de forma mais efetiva, é preciso falar com seu público longe de distrações e além disso, é necessário garantir que você terá sua atenção em todos os momentos que você desejar.
Atualmente não há forma mais eficiente para se relacionar, do que através do e-mail pessoal. Quem de nós deixa de ler um e-mail, de uma amiga? Ou um e-mail que seja útil, informativo com alguma dica legal?
O e-mail é a ferramenta mais preciosa para qualquer negócio digital, pois ele é o único canal que permite exclusividade para conversar e trocar ideias de forma individualizada com qualquer pessoa. Por mais importante que seja a geração de conteúdo em um site, ela pode ser copiada, assim como seus vídeos, produtos e serviços, mas o relacionamento que você constrói com a sua lista de e-mail, é só seu, ninguém copia e é esse relacionamento que faz com que o seu público se identifique com você, que comprem os seus serviços e produtos e não os do concorrente.
Vamos pensar na seguinte situação, você está passando por uma determinada loja em sua cidade e o vendedor, na porta, começa a gritar:
“…Moça, compra meu produto, meu produto é melhor nisso, naquilo, compra… compra…”
A sua reação provavelmente é não comprar e talvez nem passar na frente da loja novamente, o mesmo ocorre com os e-mails, se você apenas oferecer serviços e produtos, as pessoas não irão abrir seu e-mail e possivelmente o marque como spam.
Mas se o vendedor, chamasse você e oferece uma amostra grátis do produto, falando sobre como esse produto pode ser útil e ajudar você em determinada situação, e além disso, oferecesse um brinde, caso você queira compra-lo.
Nessa situação, sua reação seria outra, o vendedor conversou com você antes de querer vender, ofereceu vantagens, independentemente de você comprar ou não o produto e caso você quisesse comprar, ainda ganharia um brinde, ou seja, você ganhou muito mais do que espera e provavelmente você comprará e indicará esse produto.
Empreendedoras, da mesma forma, ocorre com os seus e-mails, é preciso oferecer mais para o cliente, quanto mais informação relevante seu cliente tiver, mais certeza ele terá que seu site e seu produto são as melhores opções para ele, então a partir de agora, foquem em estruturar a sua lista de e-mail, para iniciar o relacionamento e disponibilizar muita informação útil e de qualidade.
Por: Tatiana Oliveira