7 perguntas que definem seu público alvo

   Definir o público alvo é essencial para qualquer negócio digital pois possibilita que as estratégias de marketing sejam estruturadas de forma adequada, além de garantir um melhor relacionamento com o cliente. É muito mais fácil vender para quem deseja seu produto ou serviço. A seguir, seguem algumas perguntas que você deve se questionar a respeito do seu cliente, as perguntas são relacionadas ao seu negócio, ou seja, para cada tipo de negócio uma resposta diferente.

Meninas, vale ressaltar que não é porque seu negócio é virtual que ele necessariamente precisa ser fácil, pesquisar sobre seu cliente é importante para você economizar com publicidade e acima de tudo fidelizar seu público, sejam persistentes e tenham calma, não pulem etapas, no final, valerá o esforço. Aprenda você mesma, não dependa de terceiros, faça acontecer!

1. Definindo o Público

a) Sexo: Feminino ou masculino

Saber o sexo define a maneira que você irá se comunicar, no caso da emdime, o público é feminino, o site é todo planejado pensando em mulheres empreendedoras.

b) Escolaridade: qual você acha que é nível educacional dessa pessoa?

Com essa informação você é capaz de saber o nível de exigência do público, quanto maior nível educacional, mais informações o site deve possuir.

c) Idade: de 18 a 30 ou acima de 18 ou…

A idade define para quem o seu produto se destina, você precisa gastar tempo e dinheiro com pessoas que possuem interesse no que você vende.

d) No que trabalha: trabalha em empresas privadas ou públicas?

Dependendo do tipo de trabalho, o seu público pode ter acesso a seu site apenas no expediente, ou ainda nos finais de semana, se a pessoa possui uma carga elevada provavelmente não tem muito tempo para pesquisar outros sites que oferecem o mesmo que você oferece.

e) Demografia: Brasil inteiro ou regiões isoladas, quais regiões?

Se você trabalha com algum tipo de negócio que exija definir um local específico, você apenas deve gastar dinheiro com esse público, seu custo é menor para criar campanhas e a visibilidade é maior.

f) Renda aproximada: R$ 500,00  R$ 1000,00   R$ 1500,00  etc..

Ter uma ideia aproximada de quanto seu público ganha é essencial para que você possa precificar seu produto com menor risco e maior margem de venda. Inicialmente o preço do seu produto é definido com base em outros critérios.

2. Necessidades do Público

Presentear alguém, comprar roupas, alavancar negócios, fazer cursos, fazer terapia, ganhar mais dinheiro, ter um negócio próprio etc.

Seu produto dever satisfazer alguma necessidade, mesmo que momentânea, suas estratégias de marketing serão direcionadas com base nelas. A necessidade do seu público-alvo está associada a oportunidades de compras, ou seja se ele tem necessidade de algo você gera a oportunidade para isso.

3. Quais são os maior desafios ou barreiras do seu público?

Medo de comprar pela Internet, dúvida sobre a credibilidade do produto, não ter dinheiro no momento, não saber que presente comprar, procurar um terapeuta, largar o emprego, etc. (enumere todos que você puder)

Essa informação irá definir o posicionamento do seu produto ou negócio em relação ao seus concorrentes, pois as suas estratégias de marketing terão como objetivo sanar essas barreiras.

4. O que pertuba o seu público?

Dívidas, estar acima do peso, não conseguir administrar com eficiência seu negócio, autoestima baixa, ter que trabalhar muito, não ter tempo, não conseguir vender, entre outros.

Todos nós temos problemas, medos, sejam eles momentâneos ou contínuos em grande ou pequena escala, logo, seu produto precisa “atacar” exatamente neste ponto.

5. Qual o tempo disponível esse público possui?

Tempo integral, tempo parcial, etc.

O tempo dos seu público alvo está associado ao tipo de trabalho que ele desempenha, quanto maior tempo livre maior tempo de pesquisa e buscas por informações, produtos e serviços. Separe essas pessoas por perfis.

6. Nível de conhecimento do seu público alvo:

Conhece o produto ou serviço e pesquisa para encontrar preços melhores.

Saber o nível de conhecimento do seu público alvo ajuda você a medir a qualidade do seu produto, as estratégias de marketing só terão efeito positivo se seu produto for bom!

7. Como educar seu público

a) Que material educativo o público necessita:

Todo site que venda produtos ou serviços, necessita de um blog e essa pergunta irá ajudar na definição do conteúdo seja vídeos, e-books, palestras, ou seja, como você irá mostrar para o seu público a utilidade do seu produto.

b) Como esse material chega até ele?

Através de e-mails, cursos gratuitos. Educar o seu público, falar sobre o que você vende é fundamental, público com informação é comprador sempre!

 

Empreendedoras, sigam esse roteiro de perguntas, pois todas as estratégias de marketing digital que vocês pensarem para seu negócio serão extraídas dessas perguntas, além disso, conforme vocês se relacionam com seu público, as respostas vão se tornando mais completas, o objetivo é você ter uma ideia de quem é o público para poder verificar se existe uma demanda ou não do que você oferece ou pensa em oferecer.

Acesse o nosso material de Adwords, para você testar se esse público realmente está procurando o que você oferece.

 

Por: Tatiana Oliveira

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