Como saber se o seu produto ou ideia de negócio tem demanda

chamada-1

Meninas, construir um negócio não é uma tarefa fácil e mantê-lo exige dedicação e constante atualização sobre o mercado e seus clientes. Claro que isso, há um tempo, poderia ser bem mais complicado, mas hoje, com a Internet, saber a viabilidade e demanda de um produto ou negócio é algo bem mais simples do que imaginamos. 

Com a nossa vida agitada, cuidar dos filhos, dar atenção para família e ainda gerir um negócio é preciso que nos desdobremos em várias mulheres durante o dia, e, em meio a toda essa agitação, como vamos achar tempo para expandir e pesquisar sobre o mercado do nosso negócio? Parece algo difícil, mas, na verdade, se conhecermos as ferramentas certas, podemos fazer isso sentadas em nossas casas e apenas utilizando o computador. O Google criou uma ferramenta gratuita que nos ajuda a entender as demandas das pessoas por produtos, serviços ou informações. Esta ferramenta baseia-se no que nós pesquisamos no próprio buscador.

Pense comigo, quando estamos com dúvidas ou desejamos saber o preço de algum produto, o que fazemos na maioria das vezes? Nós perguntamos para o Google, vamos ao buscador e digitamos nossas dúvidas. É exatamente isso que seu cliente faz, hoje, o nosso maior consultor, é o Google.

O buscador guarda todas essas informações, tudo que fazemos na Internet o Google monitora e as informações estão disponíveis para nós de forma gratuita, apena é preciso que saibamos utilizá-las.

Então uma coisa é certa, seu cliente, independente do negócio que você tiver, usa e está no Google procurando informações sobre tudo, inclusive sobre produtos que você vende ou pode começar a vender. A melhor coisa quando se tem um negócio é vender para quem deseja o nosso produto, fazer as pessoas se sentirem satisfeitas com o nosso serviço. 

A solução dos nossos problemas para testar viabilidade de negócios e demandas de produtos é o Google Adwords. Muitas pessoas apenas a utilizam para criar anúncios no Google, várias agencias de marketing trabalham apenas gerando anúncios para empresas.

Anúncios são os primeiros resultados que aparecem no Google, normalmente indicados com a palavra “Ads”, logicamente, o principal objetivo do Adwords é chamada-2 criar anúncios, no entanto, esta ferramenta disponibiliza uma funcionalidade chamada Planejador de Palavras chaves, que nos ajudar a saber o que as pessoas buscam no Google com base em palavras. 

É exatamente esse o primeiro passo dos profissionais e agencias de marketing digital, logo, se alguma empresa deseja criar anuncio no Google, o que os profissionais fazem é:

  • Utilizar o Planejador de palavras chaves;
  • Identificarem as buscas que são realizadas sobre o negócio ou produto da empresa;
  • Por fim, anunciar.

Logo o anuncio será direcionado só para quem realmente deseja o produto ou serviço que a empresa oferece.

Se desejarmos saber se o nosso negócio, produto ou serviço tem demanda sem que corramos riscos, devemos utilizar o Planejador de palavras chaves.

Meninas, apenas para esclarecer, o objetivo desse post, não é ensinar a criar anuncio, mas sim, aprender a primeira etapa que é saber se as pessoas procuram o que você oferece. Veja quais os passos devemos seguir para usar essa ferramenta.

chamada-3PRATICANDO:

Abaixo você saberá, de forma instantânea e gratuita, se existe demanda pelo seu produto. Basta realizar 5 passos.

Para saber como estão os interesses dos seus clientes, faça os seguintes passos:

Passo 1: Acesse ou Crie uma conta do Gmail (clique aqui)
Passo 2: Acesso o Google Adwords (clique aqui): seu usuário e senha são os mesmo do Gmail.
Passo 3: Acesse a guia Ferramentas, e depois clique no Planejador de Palavras-chaves, conforme é mostrado na imagem (com o passo 3). 

passo3-planejador-palavras-chaves

Passo 4: Na janela que abrir, clique em: Pesquisar novas Ideias de palavras-chave e de grupo de anúncios.

Passo 5: Digite a palavra “Dieta” para que possamos utilizar o mesmo exemplo, clique em “Obter Ideias’.

passo4&5-planejador-palavras-chaves

Vamos Analisar as informações:

resultado-busca-dieta

 

Observe a primeira palavra que aparece “Dietas Rapidas”, se você olhar a coluna onde diz Média da Pesquisas Mensais, verá que 99.450 mil pessoas realizamchamada-4 essa busca. Isso significa que, há mensalmente 99.450 mil pessoas que desejam saber sobre “Dietas Rapidas” são pessoas que realmente se interessam pelo assunto, logo, se você é nutricionista e deseja criar um site que ensine como emagrecer com dietas rápidas, com certeza haverá pessoas que desejaram seu serviço.

Vamos analisar outro exemplo, imagina que você trabalhe vendendo roupas femininas e agora você deseja expandir seu negócio para roupas infantis, logo você precisará verificar a viabilidade e o interesse das pessoas por esse seguimento para que não ocorram prejuízos. Se digitarmos no Planejador de palavras chaves, “roupas infantis”, teremos o seguinte resultado:

resultado-busca-roupas-infantis

Nós podemos observar que há demanda por roupas infantis e além disso, há uma necessidade específica como a procura por “Vestido Infantil”, ou seja, além de, existir demanda, se você desejar atuar nesse seguimento, pode, por exemplo, investir em vestido de festa para criança. Clicando na palavra “Vestido Infantil” você verá outras palavras que as pessoas digitam relacionadas à esta, nas quais, possivelmente, possui uma demanda seja para compra ou venda.

Agora que você já sabe utilizar o Planejador palavras chaves, digite palavras relacionadas ao seu negócio, como: “comprar roupas online”, “comprar porta retrato”, “comprar camisetas” entre outras, quanto mais específica você for, mais ideias você terá.

Espero que vocês possam aproveitar essa dica e aumentar as perspectivas do seus negócios. Caso vocês estejam pensando em montar um, vocês já podem começar com o pé direito.

Dúvidas, críticas ou sugestões é só comentar!

Por: Tatiana Oliveira

Deixe um comentário