Nem sempre divulgar um negócio é tarefa fácil, ainda mais, quando o objetivo é usar a Internet como foco principal. Ter uma divulgação eficiente demanda que, além do universo do seu negócio, você conheça os principais desafios que envolvem a elaboração de boas estratégias de marketing digital. Vejamos os 5 principais:
1. Criação do site
O site é muito mais que um cartão de visita da empresa, é nele que você irá vender, mostrar benefícios e vantagens do seu produto, assim como disponibilizar informações relevantes para o seu cliente, logo o recomendável é que seu site seja de fácil navegação, com fontes e cores legíveis e com um design limpo.
2. Escolha das Redes Sociais
Definir em qual rede social atuar vai depender da estratégia de marketing do seu negócio, no Brasil o Facebook é a rede social mais acessada com cerca de 68,77% de usuários, e o Youtube ocupa o segundo lugar com 17,99%. No entanto, o ideal é que, se possível, você combine as mídias e teste qual é mais interessante para o seu público alvo.
3. Escolha das ferramentas de e-mail marketing
Não utilizar ferramentas de e-mail é um grande erro, pois é através do e-mail que você consegue interagir de forma efetiva com seu cliente, e o principal de tudo, você consegue controlar os seus contatos. Imagina se o Facebook acaba e você apenas se comunica com seus clientes através da rede, se você não possuir uma lista de e-mail, seu negócio estará seriamente comprometido. Atualmente há vária ferramentas ótimas para gerenciamento de e-mail, sendo que, o mais utilizado é mailchimp por ser gratuito até 2000 mil contatos.
4. Escolha dos profissionais adequados
Independe da área de atuação escolher pessoas e empresas idôneas para trabalhar pode ser uma dor de cabeça, e no Marketing Digital não é diferente, a dica é sempre pesquisar, mandar e-mail, pedir orçamentos para mais de um profissional e sempre, assegure-se de fazer um contrato de prestação de serviços, isso garante segurança, caso as coisas fujam do controle.
5. Definição dos conteúdos
Definir o conteúdo para publicar no site ou Fanpage sempre é um desafio, a melhor forma para não errar é prezar pela qualidade, não crie conteúdos vagos, para popular o seu blog, crie assuntos que sejam relevantes, e que, de alguma forma, ajude seus clientes. Hoje nós vivemos na econômica da informação, pense nisso.
Por: Tatiana Oliveira