Definir o conteúdo certo para publicar na fanpage, assim como aumentar a interação com os fãs, não é uma tarefa fácil. Você compete com uma série de outras Fanpages e amigos dos fãs que realizam publicações constantemente na linha do tempo (newsfeed) no perfil do Facebook. Logo, ter um conteúdo de qualidade é fundamental, mas se você não entender como o Facebook organiza as informações que são atualizadas na newsfeed dos seus fãs, você não conseguirá se relacionar de forma efetiva.
Você já deve ter observado, que há uma série de Fanpages que em algum momento você mesma curtiu e depois de um tempo, você não recebeu mais atualizações dos seus conteúdos, isso ocorre, por que o Facebook tem um método que analisa as nossas interações na rede como cliques, curtidas, compartilhamento, comentários e com base nisso, conclui que, esses assuntos, já não são mais relevantes, pois, ao longo do tempo, você foi interagindo cada vez menos com essa Fanpage, logo, o Facebook prioriza apenas aqueles assuntos que, de alguma forma, você interage com mais frequência.
Esse é ponto, muitas vezes você não consegue promover seu negócio, ou atrair mais clientes, por que suas publicações não aparecem para o seu fã, com isso, se o fã não interage, o amigo do fã, que poderia conhecer o seu negócio acaba sem saber da existência da sua fanpage.
O método que o Facebook utiliza para saber O QUE e PARA QUEM mostrar os conteúdos é uma fórmula matemática, chamada EdgeRank. A seguir nós veremos em detalhes, como ele funciona e por que você deve gastar alguns minutos lendo sobre esse assunto.
Por que preciso saber sobre EdgeRank, qual o impacto desse conceito no meu
negócio?
Você sabia que 96 % dos fãs, depois da primeira curtida, não retornam mais a sua fanpage, com isso, se você investiu dinheiro e tempo para promover e criar suas publicações, se o fã não voltar, esse esforço foi inútil. Se você souber o que é o EdgeRank e como esse conceito rege o Facebook, você pode:
– Ter alcance maior nas suas publicações;
– Saber quais conteúdos tem maior impacto;
– Investir pouco e atrair mais clientes;
Esses já são motivos suficientes para você, mulher empreendedora, entender o EdgeRank e aplicar os conceitos que envolvem essa fórmula.
EdgeRank
É uma fórmula que determina individualmente para cada fã, quando e onde as publicações da sua Fanpage irão aparecer na linha do tempo. Essa fórmula tem com resultado um valor numérico, o EdgeRank.
Cada perfil ou fanpage do Facebook tem um número de EdgeRank. Quanto maior esse valor, mais prioridade as suas publicações terão em relação as demais (no caso, Fanpages concorrente). Esse número é calculado conforme a fórmula ao lado, no entanto, não se preocupe, apenas é necessário sabermos o conceito de cada elemento da fórmula.
Podemos chamar de “edges” os acontecimentos como, as curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários. O EdgeRank é baseado em três elementos fundamentais, que podemos chamar de ART:
(u) Afinidade: é a relação entre você e as ações (curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários) do seu fã, quando você publica algum conteúdo. Quanto mais interações com o fã, menos chance do seu poste não ser visto.
(w) Relevância ou Peso: essa variável nos informa quais conteúdos e que tipos de ações dos fãs possuem maior relevância. Nesse caso, o importante é abusar de fotos e vídeos e incentivar compartilhamentos e comentários, a imagem abaixo resume como funciona a importância entre conteúdos e ações dos fãs.
(d) Tempo: quanto mais frequente você for nas suas postagens no Facebook, maior será a pontuação atribuída para sua publicação. Isso significa, postar diariamente, se possível, duas ou mais vezes ao dia. Claro que, se o seu fã apenas acessa o Facebook uma vez por semana, suas publicações terão prioridades, desde que, seu valor de afinidade, relevância e tempo sejam elevados.
Agora que você já sabe o que é, e como o EdgeRank influência suas publicações no Facebook, veja como você pode aumentar o seu EdgeRank.
6 dicas para aumentar seu EdgeRank
1. Seja breve
Publicações entre 100 e 240 caracteres tem 60% mais curtidas, compartilhamentos e comentários.
2. Seja Visual
Use e abuse de imagens e vídeos, o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques) é 100% maior.
3. Faça Perguntas – Incentive a interação
A melhor forma de interagir é perguntando algo para o fã, expondo a sua opinião sobre assuntos que tenham relação com seu negócio, em média perguntas possuem 90% de engajamento. Alguns exemplos:
- Para quem vende roupas: clique em curtir se você gosta de usar botas com saia no inverno;
- Para palestras: Responda Sim ou Não, se você deseja que façamos um webnário gratuito;
- Para quem vende doces: Preencha o espaço em branco, eu amo doces por quê_______________
4. Publique diariamente
Você precisa ser presente na rede social, apenas 4% dos seus fãs voltam a sua Fanpage.
5. Seja relevante não vendedora
Publique informação, conteúdo que possa ajudar o fã, esse conteúdo pode até ser relacionado ao seu produto, desde que, você tenha bom senso.
6. Teste períodos de publicações
Faça suas publicações em horários e dias alternados, isso ajuda você a identificar qual é o melhor momento para realizar posts, ou quais conteúdos são mais relevantes ao longo da semana.
Resumo:
- EdgeRank é um número que define a prioridade das suas publicações em relação as demais;
- Todos que utilizam o Facebook possuem um valor de EdgeRank, logo o objetivo é elevar esse valor;
- Quanto maior esse valor, mais pessoas veem as publicações, fãs, amigos dos fãs, amigos dos amigos dos fãs, etc.
- Para elevar seu EdgeRank você precisa de ART:
· Afinidade (seus fãs precisam curtir, comentar e compartilhar) seus postes
· Relevância: abusar de conteúdos que envolvam imagens e vídeos, claro sempre prezando pela qualidade;
· Tempo: publicar constantemente;
Meninas, espero que essas dicas sejam úteis para vocês e que de alguma forma, vocês melhorem a eficiência das suas Fanpage, dúvidas é só comentar ou mandar e-mail.
Por: Tatiana Oliveira