Normalmente, quando se inicia um negócio digital, o interesse é vender e aumentar vendas, claro, isto é fundamental, no entanto, para conseguir êxito nas vendas, o site necessita ter algumas características básicas no começo.
01 Tenha um blog no seu site e fale de forma informal, não fale como empresa use termos próximos das pessoas, independente do negócio que você tiver;
02 Atualize o blog no mínimo 1 vez por semana;
03 Tenha uma seção que conte a sua história como empreendedora e mulher, as pessoas se sentiram mais à vontade se souberem quem você e o que já passou, coloque sua foto, fale da sua trajetória;
04 Não seja a mulher perfeita, quando pertinente, fale dos obstáculos e dúvidas que você passa, todas temos dificuldades em todos os setores da nossa vida;
05 Fale a verdade, mesmo que para isso, você elogie o produto da concorrência, deixe seu cliente livre para escolher;
06 Apresente vantagens para seu cliente, por exemplo se é a primeira compra no site dê um bônus desconto de 50% ou mande uma amostra grátis, mostre que o objetivo é a satisfação não a venda;
07 Responda e-mails sempre em no máximo 24 horas;
08 Ofereça garantias, se o cliente não gostar do produto por algum motivo, devolva o dinheiro, tire a responsabilidade do cliente e coloque-a em você, as pessoas se sentirão melhor sabendo que podem solicitar o dinheiro de volta, mesmo que não o façam;
09 Ofereça planos e preços de pagamentos diferenciados;
10 Mostre credibilidade e profissionalismo, tenha um site simples mas com toda a informação necessária;
11 Crie posts no seu blog que realmente ajudem seu cliente de alguma forma, pense que seu negócio por mais simples que seja é útil e importante para as pessoas;
12 Sempre disponibilize um contato no site, seja telefone ou e-mail, isso faz com que as pessoas sintam-se mais confiante no momento da compra;
13 Tenha uma conta no Skype, além de gratuito é a melhor forma de conversar com seu cliente de maneira profissional e online;
14 Tenha imagens de qualidade no seu site, mesmo que você as tire, preze pela qualidade, a imagem é fundamental para apresentação o produto;
15 Tenha descrições dos produtos, tamanhos, medidas, cores, etc.
16 Ofereça algo gratuito que seja útil para o cliente, pode ser e-books, vídeos, palestras, que sejam relevantes e solicite sempre o e-mail para que o download seja feito;
17 Use cores e tamanho de fontes legíveis, não utilize fonte muito pequena;
18 Coloque o preço do produto no site, evite que as pessoas tenham que entrar em contato para solicitar o preço, isso diminui a chance de compra (essa dica vale para fanpages);
19 Tenha uma litebox (caixinha de curtir) do Facebook com sua fanpage no seu site;
20 Deixe claro na sua home page qual é o objetivo do seu negócio, é importante que o cliente acesse o site e saiba sobre o que se trata;
DICA:
Meninas, uma sugestão em relação a sites é utilizar o serviço do WordPress, pois é a ferramenta mais usada para criação de sites e blogs na Internet, pode ser configurado para português, sendo muito fácil gerenciar o site, além disso, possui várias ferramentas gratuitas de integração com redes sociais, e-mail, etc. Na Internet podemos encontrar uma série de tutoriais que ensinam a “mexer” no WordPress.
Normalmente, quando vocês contratam algum serviço de hospedagem, esse aplicativo já vem instalado, então apenas é necessário escolher um template (modelo de site) que gostarem para ser instalado como layout do seu site. A vantagem é que vocês gerenciam tudo sozinhas e não gastam dinheiro com web designer, pois na Internet há vários sites com templates gratuitos, é só instalar e pronto.
Por: Tatiana Oliveira